sábado, 23 de julho de 2011

Prevenção ao Crime


Podemos afirmar com orgulho que somos hoje os mais evoluídos em matéria de prevenção de crimes.(Quino)

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Criminalização e Superlotação

Temas como a criminologia, abolicionismo penal e outros são discutidos na Oficinas Verdades e Existências que estão acontecendo no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo.

Existem aqueles que acreditam (ou querem fazer acreditar) que no Brasil os presos possuem inúmeros benefícios, como está escrito em infame e-mail que circula atualmente pelas caixas de entrada e saída da internet. Certamente são esses que defendem o caminho da criminalização como politica de segurança, e certamente não hesitarão em apoiar a velha e lamentavelmente corriqueira "solução final" estilo massacre do Carandiru, e assim poderão por algum tempo cumprir suas penas mais confortavelmente em Alphaville 1 ou Alphaville 2,3...

Reportagem da Folha de São Paulo que trata da superlotação nas cadeias de SP:

FOLHA DE S. PAULO

São Paulo, Sábado 16 de Julho de 2011

Com 37 presos a mais ao dia, SP ganha novos Carandirus

"Cadeião de Pinheiros" abriga hoje 5.200 detentos, quase três por vaga

Desde fechamento da Casa de Detenção, em 2002, superlotação se agrava em unidades, inclusive no interior


Adriano Vizoni/Folhapress

Complexo Penitenciário de Pinheiros, na zona oeste de SP.




















ANDRÉ CARAMANTE
DE SÃO PAULO

Dados oficiais do governo mostram que, diariamente, cem pessoas deixam as prisões paulistas, enquanto outras 137 são encarceradas.

O saldo de 37 presos a mais por dia não só vem agravando a superlotação das cadeias como já criou um "novo Carandiru" em São Paulo.

Ele fica na zona oeste e divide a paisagem da marginal Pinheiros, uma das mais movimentadas da cidade, com prédios ultramodernos.

O complexo penitenciário de Pinheiros, ou "cadeião de Pinheiros", como é conhecido, é formado por quatro CDPs (Centro de Detenção Provisória) onde deveriam ficar só detentos à espera de julgamento. Hoje, abriga 5.200 presos, muitos já condenados. As quatro unidades dispõem de só 2.056 vagas.

Desativada em setembro de 2002, a Casa de Detenção de São Paulo, no bairro do Carandiru, zona norte, foi considerada por anos a maior prisão da América Latina e, em tempos de superlotação, abrigou em seus sete pavilhões até 8.000 presos.

O "cadeião de Pinheiros" comporta presos ligados à facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) e também detentos rejeitados pelos outros criminosos.

Nessa categoria estão homossexuais, travestis, dependentes químicos, estupradores e acusados de cometer crimes contra familiares. O ex-seminarista Gil Rugai, acusado de matar o pai e a madrasta em 2004, por exemplo, já esteve preso lá.

"No contato com os detentos de Pinheiros, percebemos que lá estão muitos usuários de crack presos no centro acusados de tráfico e também acusados de praticar crimes como pequenos furtos e roubos", diz José de Jesus Filho, da Pastoral Carcerária.

Há outros casos de superlotação no Estado. Hortolândia, região de Campinas, viu surgir o chamado "Carandiru Caipira" após a desativação da Casa de Detenção, em 2002. Na cidade do interior, as duas penitenciárias e os dois CDPs têm 6.100 detentos num espaço para 2.610.

Por conta de situações como essa, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) programou para o próximo dia 20 uma série de vistorias em unidades prisionais de São Paulo. "Como não há política prisional alternativa, as prisões acabam superlotadas", diz.

O governo tem a expectativa de que a reforma do Código do Processo Penal, em vigor há quase duas semanas, ajude a desafogar cadeias.

A nova legislação dá alternativas às prisões preventivas, como a restrição de circulação de acusados de crimes leves.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Leve-me ao seu lider

A revista Carta Capital do dia 29 de junho trouxe uma reportagem de oito páginas que busca descrever as "trincheiras da web". Como diz a matéria, " sem partidos ou sindicatos, os brasileiros voltam às ruas em grandes manifestações convocadas pela internet". Interessante e irreverente foi a manifestação em Natal, o #foramicarla. Os manifestantes pediram ao rei Momo que não devolvesse as chaves da cidade à prefeita Micarla de Sousa, do PV. Constrangida, a prefeita não compareceu e enviou o Secretário de Cultura.

Mesmo que as matérias exagerem no tom - nem todas as manifestações são tão grandes assim e muitos partidos colocam seu dedo (ou enfiam a mão) nas tais manifestações - o fato é que mundo digital traz desafios e oportunidades de se reinventar resistências.

Como afirma a matéria, o secretário-geral da seção regional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Paulo Coutinho "ri ao lembrar que uma das maiores dificuldades para a negociação é que não havia líderes. Eles diziam que era um movimento 'plural, coletivo e horizontal'. Cada proposta tinha de ser levada em plenário para que o grupo decidisse. Por isso demoraram tanto as negociações".

O pensamento e as práticas libertárias ainda têm muito a nos ensinar.

sábado, 2 de julho de 2011

oficina: verdades e existências - Módulo II

O primeiro módulo da oficina:  verdades e existências serviu como um primeiro passo e também para abrir o apetite. As relações entre a verdade e o erro na psicologia serão retomadas neste segundo módulo e iniciaremos o tema "verdade-cidade", que será o tema geral do módulo III, em agosto.

Módulo II - As ciências e o método científico:
a identificação de todos os erros



dia 2 - a epistemologia e as psicologias


dia 16 - a psicologia e a criminologia: exame criminológico e o aprisionamento subjetivo


dia 30 - cartografia e mapeamentos na concepção das cidades



das 14h às 17h no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo
Caso queira participar, lembre-se de enviar um e-mail para que possamos encaminhar alguns textos que servem de sugestão de leitura.
contato@estudosdesoma.org  ou margaridabomba@gmail.com

até mais,